Afinal, o que é DevOps?

Afinal, o que é DevOps?

Muito se fala atualmente sobre Cultura DevOps, SRE e seu envolvimento direto com a IaC (Infrastructure as Code) e outras ferramentas. Mas afinal, o que é DevOps?

Contextualização Histórica

Para iniciarmos, vamos voltar um pouquinho no tempo e assim entender um pouco sobre essa tal de Cultura DevOps.

DevOps é a contração de “Dev*elopment and **Operations*”, ou seja, Desenvolvimento e Operações, no qual o objetivo era acabar com as constantes brigas entre as equipes citadas acima, pois trabalhavam separadamente, cada um em sua área de atuação, entretanto dependentes uns dos outros.

Em 2001, com a popularização de conceitos como entrega e deploy contínuos (CI/CD) e desenvolvimento ágil surgiu o Manifesto Ágil.

Em 2007, Patrick Dubois teve sua iniciativa com o projeto de migração de um Datacenter. Nela ele propõe a criação de uma equipe de DevOps para que os times de Desenvolvimento e Operações tenham mais integração e eficiência, eliminando assim o gargalo na cadeia de entrega.

Patrick resolveu levar a ideia adiante e apresentou-a na Agile Conference em Toronto/Canadá no ano seguinte, com a proposta de eliminação de conflitos com foco em prover mais agilidade à área de infraestrutura.

Em 2009, eis que surge o 10+ Deploys per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr (Mais de 10 implantações por dia: Cooperação entre Dev e Ops na Flickr — tradução livre). Esse novo modelo apresentado por Allspaw & Paul Hammond (Especialistas da Flickr) trazia mais velocidade propondo um modelo operacional que atendia as mudanças constantes no negócio. Esse seminário resultou no primeiro DevOpsDay, na Bélgica. A partir de então, vários eventos começaram a surgir ao redor do mundo colaborando para a disseminação da Cultura DevOps.

A partir de 2011, empresas começam a trabalhar cada vez mais em ferramentas DevOps para o mercado empresarial. Neste mesmo ano a Gartner publica um relatório informando que até 2015 o DevOps seria a principal estratégia de uma organização. Em 2013, o livro The Phoenix Project (O projeto Fenix), traz conceitos de CI/CD que são praticados até hoje.

Equívocos sobre DevOps

Com esse contexto em mente vamos eliminar termos equivocados sobre DevOps.

  • DevOps não é apenas Automação;

  • DevOps não é apenas Desenvolvimento ou Operação;

  • DevOps não é alguma coisa feita pelos Desenvolvedores;

  • DevOps não é uma apenas uma equipe em uma Organização;

  • Devops não é uma alternativa às metodologias ágeis;

  • DevOps não apenas um cargo;

Alguns dos itens citados até tem relação com DevOps, mas não é algo exclusivo.

Afinal o que é DevOps?

O conceito DevOps vai muito além de Desenvolvimento e Operações. Não se restringe o foco a eles, em vez disso, busca-se a colaboração em qualquer lugar, seja entre Ops e Git, Sec e Dev, UX e Linux.

A colaboração entre Dev e Ops não é uma ideia nova. No Definitive Scrum Guide — Guia definitivo do Scrum de 2020, temos as equipes multifuncionais e o mesmo as define como sendo nada mais que uma estreita colaboração entre todos os envolvidos para entregar o produto.

Façamos a seguinte pergunta: “podemos resolver o problema colaborando?” A resposta é: SIM. Pois, quando existe uma barreira, devemos tentar conversar com os envolvidos dos quais acreditamos que a estão causando. Assim que entendermos seu contexto e eles entenderem o nosso, começamos a buscar soluções que atendam a todos. Assim, alguns problemas tornam-se ínfimos.

Com essa barreira da falta de colaboração derrubada, deve-se montar uma base de colaboração e retorno, o feedback contínuo é importante para o entendimento das equipes envolvidas no projeto durante todo o ciclo de vida.

Com a leitura até aqui esperamos que você extraia o seu conceito ou entendimento de DevOps, levando em consideração a cultura, o manifesto ágil, as pessoas, os procedimentos e tudo que foi citado. E aí? Afinal o que é DevOps?

Na minha concepção — e este é um conceito de vivência diária — DevOps atualmente se define como uma mescla de metodologia e cultura que tem como objetivo gerar valor ao cliente através de práticas que integram equipes de desenvolvimento e operações utilizando processos automatizados na criação rápida e segura de aplicações e/ou serviços.

Este artigo contém conceitos explicativos sobre a cultura DevOps, mas sabe-se que o conteúdo é muito extenso e passaríamos talvez horas discutindo sobre o assunto com concordâncias e discordâncias. Sabemos também que o estudo não pode parar, tão logo, indico para continuação desse assunto tão maravilhoso os livros Manual de DevOps: como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas escrito pelo criador da cultura (Patrick Debois e Gene Kim) e O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, também escrito por Gene Kim.

Referências

A, MUNIZ. et al. Jornada DevOps: unindo cultura ágil, Lean e tecnologia para entrega de software com qualidade. Brasport, 2020.

G, KIM. et al. Manual De DevOps: Como obter agilidade, confiabilidade e segurança em organizações tecnológicas. Alta books, 2020.

G, KIM. et al. O Projeto Fênix — Edição Comemorativa: Um Romance Sobre TI, DevOps e Sobre Ajudar o Seu Negócio a Vencer. Alta Books, 2017.

J, HUMBLE. D, FARLEY. Entrega Contínua: Como Entregar Software. Bookman, 2014.

K, SCHWABER. J, SUTHERLAND. The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game.Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-US.pdf#zoom=100. Acesso em: <28/08/2021>.

Did you find this article valuable?

Support Nilson Vieira by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!